IDAM estimula práticas agroecológicas em intercâmbio
Produtos livres de agrotóxicos e cultivados de forma sustentável estão entre os benefícios das práticas agroecológicas que vem sendo incentivadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) no Estado. Agricultores familiares de Careiro da Várzea e Manaus participaram de intercâmbio no dia 15 de outubro.
O evento realizado na sede do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) localizado na zona leste de Manaus, promoveu a troca de conhecimentos e experiências entre agricultores, técnicos da extensão e profissionais do Ifam. O Intercâmbio constitui meta do Projeto de Apoio na Estruturação das Unidades de Produção Familiar Agroecológicas, no âmbito do contrato n.º 0399.432-48/2012, firmado entre o IDAM e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
“A atividade foi realizada para intensificar a importância e os benefícios da agroecologia. A prática proporciona segurança alimentar e nutricional das famílias e oferece ótima rentabilidade por meio de técnicas simples e baratas, assegurando qualidade de vida no campo e também na cidade”, explicou o coordenador do Setor de Apoio a Agroecologia e Produção Orgânica (Seapo) do IDAM, Mario Ono.
Durante o intercâmbio os participantes receberam orientações sobre o cultivo de hortaliças em sistema orgânico por meio da tecnologia mandala (técnica da permacultura), como também, técnicas agroecológicas para o manejo do sistema com uso de biofertilizantes, caldas e extratos vegetais.
Na ocasião, o professor Francisco Brito, do Centro de Referência em Agroecologia (CRA) falou das técnicas de compostagem orgânica e minhocultura para produção de húmus. A palestra estimulou os agricultores a potencializarem os trabalhos na comunidade Nova Jerusalém, ramal da Cachoeira do Leão, em Manaus, e comunidades São Francisco, Terra Nova e Peniel do Areal /Autaz-Mirin, em Careiro da Várzea.
Já o professor Viana Garcia, da Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos (Eara) proferiu uma palestra com ênfase na criação de minhocas para produção de húmus, criação de galinha no sistema caipira, produção de hortaliças em Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), biofertilizantes e defensivos naturais.