IDAM incentiva artesanato em Fonte Boa

O governo do Estado, por meio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas-IDAM/Fonte Boa e Fundação Amazonas Sustentável-FAS, capacitou cerca de 30 pessoas entre homens e mulheres artesãs da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) para a confecção de bijuterias amazônicas e artesanatos em madeira.
O objetivo foi apresentar ao público que trabalha com a atividade técnicas adequadas para a confecção de biojoias e outros objetos artesanais. A ideia é fazer com que os participantes tornem-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.
O curso foi ministrado pela artesã Neide Santos, que destacou a importância do reaproveitamento dos recursos naturais. “Aquilo que achamos que não serve para nada pode ser transformado em lindas peças artesanais e ainda complementar a renda familiar”, ressaltou.
Durante os seis dias de curso os participantes confeccionaram brincos, colares, anéis, pulseiras e artesanato em madeira. Todos os objetos foram produzidos a partir de sementes de araraúba, jatobá, açaí, tento, murú-murú, tucumã e madeiras disponíveis na floresta como macacaúba e molongó.
A artesã Cleudimar destacou a importância da iniciativa. “O curso me proporcionou a descoberta da criatividade, pois apesar de já trabalhar com artesanato, não imaginava que com os recursos disponíveis na natureza dava para diversificar tantos modelos de bijuterias”, pontuou.

Todas as peças confeccionadas serão comercializadas na feira realizada durante o Festival Folclórico de Fonte Boa, que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro.
No encerramento do curso, o deputado estadual, Chico Preto, enfatizou a importância do IDAM em incentivar a atividade, uma vez que o artesanato é uma fonte de renda que requer baixo investimento devido utilizar como principal matéria-prima, os recursos disponíveis na natureza, melhorando assim a qualidade de vida do povo ribeirinho.
Para a gerente do IDAM/Fonte Boa, Maria Oliveira, o curso atendeu todas as expectativas, pois, essas mulheres artesãs foram capacitadas para manusear todos os maquinários necessários para a confecção das peças artesanais e o resultado mais gratificante, sem dúvida, foi despertar a criatividade das participantes.
Na ocasião o prefeito em exercício, Suediney Araújo, firmou compromisso com o grupo de mulheres artesãs da RDSM, que após a conclusão da reforma do mercado municipal será disponibilizado um espaço para a comercialização dos produtos artesanais.
O curso foi realizado no período de 12 a 17 de agosto, na sede da Associação dos Pescadores e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Movimento de Mulheres da RDSM e Centro de Educação Tecnológica (Cetam).