Metodologias de ATER fortalecem os plantios de banana, melancia e mandioca em Manicoré

Agricultores familiares do município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com diversas metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizadas pela equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e parceiros.
No mês de abril, a comunidade Boa Esperança, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, região do Alto Rio Madeira recebeu a visita de representantes do IDAM, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura, Produção e Abastecimento (Semapa).
O objetivo da visita foi apresentar o projeto de limpeza (destoca) de áreas de capoeira. Na oportunidade vários assuntos foram discutidos entre eles os benefícios da agricultura mecanizada e a administração da feira do agricultor familiar que será entregue a população de Manicoré no mês de junho, tendo em vista que a comercialização dos produtos é realizada quinzenalmente ainda em local improvisado.
A Unidade Local do IDAM em parceria com a Semapa pretende realizar o diagnóstico participativo junto às comunidades Urucury, Água Azul e Boa Esperança, que serão beneficiadas com a mecanização. A ideia é conhecer a potencialidade agrícola das comunidades priorizando o sistema de produção (plantio a colheita), seleção das famílias com base no interesse demonstrado pela Unidade de Produção Familiar (UPF) e logística do transporte de insumos.
Cultura da banana – No mês de maio, agricultores da comunidade Boa Esperança participaram de uma Demonstração de Método (DM) sobre fracionamento de rizoma para formação de canteiro de mudas de banana.
“A atividade visa difundir a prática para reconstrução dos plantios das áreas inundadas, além de informar ao agricultor sobre as vantagens em relação às mudas convencionais”, disse a engenheira agrônoma do IDAM, Mariza Lisley, ao enfatizar, que a atividade foi solicitada pela comunidade em virtude da escassez de mudas para plantio em decorrência da grande enchente do Rio Madeira.
Cultura da melancia – Já na comunidade Santa Ana do Capanazinho, técnicos do IDAM com apoio dos agricultores, iniciaram no mês de maio, o plantio de mudas de melancia em área previamente preparada (gradagem e adubação). A comunidade está localizada em área de terra firme e o plantio está recebendo os serviços de ATER em todo o sistema de produção.
A previsão para iniciar a colheita dos frutos conforme informações da Unidade Local do IDAM é para o final do mês de junho.
Mandioca – A cultura da mandioca também recebeu incentivo da Prefeitura Municipal e Governo do Amazonas por meio do IDAM, onde será construída uma Unidade Demonstrativa (UD) de casa de farinha e uma Unidade de Multiplicação Rápida de Maniva na comunidade Santa Ana do Capananzinho. A ideia é fortalecer a produção de farinha de mandioca no município com aumento da produção e qualidade da matéria-prima.