Organização Social é tema de seminários voltados para indígenas do Alto Rio Negro
Inicia no próximo dia 22 de abril, a segunda etapa de seminários sobre Organização Social para acesso as Políticas Públicas voltadas para as comunidades indígenas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro. A ação se estende até o dia 29 e faz parte do Contrato nº 096/2013 – Ater Indígena firmado entre o governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Ao todo serão beneficiadas 150 famílias indígenas assistidas pelo IDAM, sendo 60 da comunidade Vila Nova de São Gabriel da Cachoeira, 60 da comunidade Bacabal em Barcelos e 30 da comunidade Sumaúma em Santa Isabel do Rio Negro. O evento tem dois dias de duração e uma carga horária de 12 horas, dividida em 2 segmentos (teórico e prático), onde serão abordados temas relativos a aspectos sociais e inclusão produtiva, geração de emprego e renda, carteira do produtor rural, dentre outros.
De acordo com o gerente de Apoio as Organizações de Produtores do IDAM Lázaro Monteiro Reis, a ação propicia identificar junto as famílias indígenas quais as condições em que a comunidade está vivendo, quais os benefícios recebidos e o que estão produzindo. “Os indígenas desconhecem os benefícios oferecidos pelos governos federal, estadual e municipal e o evento permite a divulgação das políticas públicas de interesse dessas famílias e quais os mecanismo de acesso”.
Para o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli essa é uma oportunidade única de repassar as famílias beneficiadas informações sobre Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI, Formalização de Associação e Cooperativas, Acesso a Programas Sociais, Segurança Alimentar e Nutricional, Crédito Rural, Lei da Agricultura Familiar DAP, PRONAF, dentre outros. “Essa é apenas uma das atividades planejadas pelo IDAM para atendimento de ATER Indígena. Serão realizados cursos, treinamentos e instalação de Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais nos municípios contemplados pelo Contrato”, finalizou Vizolli.
A programação dos seminários, segundo Lázaro, inicia em São Gabriel da Cachoeira nos dias 22 e 23, segue para Barcelos nos dias 24 e 25 e finaliza em Santa Isabel do Rio Negro nos dias 28 e 29 de abril. O evento conta com o apoio das moderadoras do escritório Central Maria Helena Rodrigues do Departamento de Operações e Carla Brito da gerência de Convênios e Contratos/ DEPLA, além da participação de técnicos das Unidades Locais envolvidas e profissionais das Prefeituras, Funai e Sebrae.