
A Associação dos Aquicultores de Codajás (AAC) realizou no dia 15 de fevereiro, a retirada de mais de uma tonelada de tambaqui do tanque escavado na propriedade de Maria dos Santos Valente, localizado na estrada Ozias Monteiro no quilômetro 3, município de Codajás (distante a 240 quilômetros de Manaus).

A ação é o resultado da parceria entre o Governo do Estado por meio da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas IDAM/Codajás, Secretaria Municipal de Produção e Associação dos Aquicultores de Codajás (AAC), que auxiliam com assistência técnica e distribuição de alevinos para desenvolver a atividade no município.

O gerente da Unidade Local do IDAM/Codajás Francisco Dantas, afirmou que a atividade tem saldo positivo, pois ao longo da estrada Codajás/Anorí existem oitenta tanques escavados que beneficiam outros aquicultores. “A expectativa para este ano é que sejam produzidas 80 toneladas de pescado que já tem comprador certo e serão distribuídos para escolas e outras instituições no município,” afirmou Dantas.
Segundo Dantas, os criadores rurais receberão apoio da Secretaria de Produção, por meio do projeto elaborado em parceira entre o IDAM e AAC, que solicita o financiamento no custeio de ração, construção e manutenção de tanques escavados.

Ainda ontem, 19, a Unidade de Produção de Alevinos (UPA) recebeu 200 mil pós-larvas que vai atender os piscicultores no município.