Produtores rurais de Humaitá iniciam 2016 com resultados positivos na agropecuária

Agricultores familiares do município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), estão sendo beneficiados com os programas de Pró-Mecanização Agrícola e Pró-Calcário incentivados pelo Governo do Amazonas. As ações são coordenadas pela Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam).
O objetivo é incentivar o desenvolvimento nas áreas agrícolas utilizando ferramentas como máquinas e técnicas que proporcionem o aumento da produtividade visando a melhoria das práticas de campo e qualidade de vida dos agricultores familiares.
Para o técnico em agropecuária da Unidade Local do IDAM no município, Marcos Chixaro, o resultado foi positivo para o município com esse projeto do Plano Safra lançado em 2015, e que vem beneficiando nossos produtores com esses programas. “É importante frisar que antes da elaboração do projeto, os técnicos do IDAM local e representantes da empresa credenciada visitam o local para analisar o que é preciso ser feito na área, com isso é elaborado o projeto que posteriormente é encaminhado a Afeam para aprovação”, explicou Marcos.
“Na primeira etapa serão contemplados aproximadamente 50 famílias, onde os projetos serão voltados para investimentos nas culturas do abacaxi, açaí, mandioca, banana e pastagem de gado de corte e leite”, ressaltou ainda o técnico.

Para o agricultor familiar, José Resplandes, de 65 anos, da comunidade Vicinal Alto Crato, Km 10, a assistência que a Unidade Local do IDAM vem prestando a comunidade tem sido satisfatória. “Esses programas irão ajudar o agricultor a incentivar e aumentar a produção, além de diminuir o trabalho braçal iremos produzir um alimento de qualidade” disse.
Com os programas, o produtor financiou 15 hectares de mecanização e 30 toneladas de calcário, e um dos trabalhos desenvolvidos será com criação de gado de corte.
Vale ressaltar, que conforme os dados da Unidade Local do município foram contratados 11 projetos totalizando 163 hectares de mecanização e 430 toneladas de calcário.
