Programa de avicultura vai fortalecer a produção de carne e ovos no Alto Solimões
Para incentivar e fortalecer a produção de ovos e carne no Amazonas, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), está investindo em programas de incentivo a Avicultura (criação de aves). O município de Tabatinga foi o primeiro da região do Alto Solimões a implantar uma Unidade Artesanal de Produção de Pintos Caipiras na sede da Diocese do Alto Solimões, no início de abril.
A Unidade vai beneficiar 4 mil famílias dos municípios de São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Amaturá e Tabatinga. A capacidade mensal de produção da Unidade é de 3 mil pintos por município, contabilizando uma produção total de 12 mil pintos por mês.
De acordo com o coordenador do Programa no Estado, Aglei Duques Maciel, o primeiro passo foi dado com a instalação dos equipamentos e treinamento de técnicos e produtores que irão executar o programa. Segundo ele, a iniciativa vai contribuir com o aumento da produção e consumo da proteína de origem animal, além de gerar alternativas de renda as famílias rurais.
Incentivo – O Programa de Avicultura visa trabalhar o melhoramento genético das aves caipiras existentes, oferecer assistência técnica aos criadores desde a produção até a comercialização e oportunizar o acesso ao crédito rural.
A iniciativa se estenderá aos demais municípios do Alto Solimões como Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tonantins, Fonte Boa e Jutaí.
O programa idealizado pelo Governo do Amazonas é coordenado pela Sepror e executado pelo Idam em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Solimões (Conatosol), Prefeituras Municipais e Diocese do Alto Solimões.
Produção – Atualmente a criação de galinha caipira é uma atividade de destaque na agricultura familiar e responsável pela geração de renda e postos de trabalho para mais de 16 mil criadores. Os municípios de Iranduba, Manaus e Rio Preto da Eva concentram os maiores planteis de aves do Estado.