Projeto de Mecanização Agrícola incentiva produção de fécula de mandioca em Autazes

As atividades de mecanização agrícola (destoca, aração e gradagem) incentivadas pelo Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), iniciarão no mês de abril, no município de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus). Ao todo, serão beneficiados 30 produtores da Cooperativa Agrícola do Jatuá que trabalham com o cultivo da mandioca para produção de fécula.
Na última quarta-feira, 11 de março, técnicos do escritório central do IDAM, estiveram reunidos com os associados para esclarecer como será o desenvolvimento das atividades de mecanização e quais os critérios para acesso a linha de crédito para projetos especiais disponibilizado pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) a produtores beneficiados com o Projeto de Mecanização Agrícola.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Autazes, Mauricio Borges, a ideia é incentivar o aumento na produção de fécula para que os produtores possam comercializar quantidades maiores, que abastecerão indústrias em Manaus.”Os associados já produzem a fécula em sistema tradicional no município, e este ano, os produtores já contabilizaram até o momento, a produção de três toneladas do produto”, destacou.
Segundo Borges, os técnicos do IDAM local já realizaram o levantamento de áreas e georreferenciamento dos locais que receberão a mecanização. “Aguardamos apenas a chegada do trator de esteira, que no momento finaliza os trabalhos em Manaquiri, para dar continuidade as atividades”, explicou.
Mecanização
A área total de atuação do projeto é de 512 hectares e compreende os municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Manacapuru, Tefé, Uarini, Nova Olinda do Norte, Apuí e Manaquiri. As atividades de mecanização serão finalizadas até dezembro deste ano.
Borges avaliou com otimismo a iniciativa do projeto, visto que, a mecanização vai aproveitar áreas já utilizadas pela agricultura familiar, o que incentivará a redução de áreas desmatadas, além de diminuir o esforço físico do trabalhador e melhorar a produção.
Financiamentos
O IDAM ainda elaborou sete projetos de mecanização voltados para recuperação de pastagem que foram financiados pelo Banco do Brasil. Cada projeto compreende 5 hectares, onde são desenvolvidas as atividades de pecuária leiteira. Os produtores são das estradas AZ 01 e AZ 02, localizadas próximo a sede do município de Autazes.