Revitalização de guaranazais é incentivada pelo Governo do Amazonas em Urucará
Agricultores familiares das colônias agrícolas de Marajazinho, município de Urucará (distante 270 quilômetros de Manaus), participaram na última quarta-feira, 7 de maio, de uma Demonstração de Método (DM) sobre calagem e adubação orgânica do guaranazeiro. A atividade foi realizada pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a cooperativa Agrofrut e Coca-Cola.
A metodologia tem como objetivo trabalhar na revitalização da cultura do guaraná no município com ênfase na produtividade sustentável, valorizando o bem estar social, econômico e ambiental de cada Unidade de Produção Familiar (UPF).
Potencialidade – Urucará é um município tradicional na produção de guaraná e possui algumas áreas onde a produção é estável. Atualmente o município dispõe de 310 produtores que trabalham com o cultivo do fruto e a área cultivada é de 461 hectares com uma produção média de 190,5 toneladas por safra.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.