Tabatinga: IDAM incentiva a produção de tambaqui em tanque escavado
Com objetivo de alavancar a produção do pescado no município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), uma equipe de extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no dia 23 de maio, uma Demonstração de Método (DM) sobre arraçoamento de tambaqui (alimentação adequada de peixes). A ação foi realizada no sítio Seminário Três Fronteiras, localizado no km 7 da estrada Incra, e contou com a participação de mais de 20 agricultores familiares do município.
Durante a atividade, a engenheira de pesca do IDAM/Tabatinga Andréia de Lima, orientou os agricultores familiares a respeito da importância de fazer a biometria do pescado, que consiste na pesagem e medição de peixes. O ideal é fazer a captura no período da manhã, com auxílio de uma rede de arrasto para não estressar os peixes e ocasionar lesões e doenças.
“A biometria é uma ação simples, porém essencial para o desenvolvimento da atividade, pois ao coletar as informações, os agricultores poderão calcular a quantidade certa de ração a ser fornecida aos peixes,” explicou Andréia de Lima.
Após o procedimento foi estipulado a quantidade de 25 quilos de ração duas vezes ao dia para alimentar 4 mil peixes.
O presidente da Associação dos piscicultores de Tabatinga Francisco Moraes, considerou a atividade importante para aumentar a quantidade do pescado no município, “com essa atividade percebemos que estamos no caminho certo, uma vez que os peixes apresentaram ganho de peso adequado para o período,” afirmou Francisco.