Comunidades rurais de Coari recebem visita técnica do IDAM

Linhas de Crédito Rural para 2014 foi um dos assuntos discutidos durante a reunião Foto: IDAM/Coari
Linhas de Crédito Rural para 2014 foi um dos assuntos discutidos durante a reunião
Foto: IDAM/Coari

Dando continuidade aos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no município de Coari (distante a 363 quilômetros de Manaus), extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizaram no mês de dezembro, visitas as comunidades: Francisco do Laranjal, São Francisco do Jacaré, Vencedor do Jacitara, São João da Nova Vida e Monte Sião, localizadas no Lago do Mamiá.

Reuniões sobre linhas de crédito para 2014, renegociação de débitos junto aos agentes financeiros como o Banco da Amazônia e Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e manejo florestal simplificado foram alguns dos temas expostos na ocasião.

De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Coari, Dimitri Portugal, a visita foi oportuna para verificar as necessidades de cada comunidade, pois só assim, poderemos fazer com mais consistência o planejamento de atividades como capacitações, oficinas, Demonstrações de Métodos e outras metodologias para 2014.

Carteira do Produtor Rural e aposentadoria rural também foram assuntos de interesse dos agricultores. No encerramento, os extensionistas do IDAM em Coari, Francisco Hélio e Adilson Alves realizaram uma Demonstração de Método (DM) sobre transposição de abelhas indígenas sem ferrão. A atividade aconteceu na propriedade do agricultor/produtor, Aldenor Geraldo Lacerda e contou com a participação de quinze agricultores.

Segundo Hélio os participantes verificaram na prática que a atividade pode contribuir com a polinização de plantas nativas da região. Além disso, o retorno financeiro para os produtores também é garantido tendo em vista que o mel das melíponas é bastante procurado no município para utilização na medicina caseira.

Demonstração de Método– É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.