Em Barreirinha, Idam visita comunidades e promove assistência técnica e extensão rural

Os técnicos realizaram uma Demonstração de Métodos (DM) de adubação de açaí, citros e banana.

Técnicos realizaram renovação de Cartão do Produtor (CPP), Demonstração de Métodos (DM) e vistoria de área para implantação de Unidade Demonstrativa de abacaxi

No município de Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou visitas a propriedades de quatro comunidades para ofertar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), com objetivo de fomentar a produção nas localidades.

Os extensionistas visitaram a Agrovila Carana, onde será implantada uma nova Unidade Demonstrativa de Abacaxi. A ação atendeu 25 produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Carana (APPCC), com serviços de renovação do Cartão do Produtor Primário (CPP), essencial para que os agricultores tenham acesso a políticas públicas de fomento ao setor primário.

“Definimos a área demonstrativa de abacaxi, a data de implantação da unidade, bem como identificamos que 20 produtores estavam com o CPP desatualizado, então fizemos uma ação de renovação e a próxima etapa será outra emissão do CAF (Cadastro da Agricultura Familiar), pois eles buscam um projeto junto ao Fundo de Promoção Social”, relatou.

A implantação da Unidade Demonstrativa de Abacaxi está prevista para o final deste mês de março.

A implantação da Unidade Demonstrativa de Abacaxi está prevista para o final deste mês de março, quando haverá um curso sobre o cultivo de abacaxi, destinado aos produtores rurais da APPCC, a ser ministrado pela coordenadora do Projeto Prioritário do Abacaxi do Idam, a engenheira agrônoma Sílvia Abreu.

Na comunidade Vila Cândida, onde 15 produtores recebem atividades de Ater da Unidade Local de Barreirinha, os técnicos realizaram uma Demonstração de Métodos (DM) de adubação de açaí, citros e banana, tratos culturais essenciais para o bom desenvolvimento e produção das culturas. A ação foi realizada em uma propriedade dedicada ao cultivo de frutas.

Os extensionistas também visitaram as comunidades de Barreira do Andirá, na qual apresentaram dois técnicos que irão atender os produtores rurais da localidade, e a comunidade Brasília do Estácio, para conversar com produtores beneficiados com crédito rural.

TEXTO: Rita Ferreira

FOTOS: Divulgação/Idam