Extração do látex para safra 2014/2015 é discutida em Santa Isabel do Rio Negro

 

coleta de látex

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Federação das Organizações Indígenas (Foirn) e Associação das Comunidades Indígenas Ribeirinhas (ACIR), realizou no final de fevereiro, uma reunião para discutir ações voltadas à cadeia produtiva do látex. O evento aconteceu na comunidade Cartucho.

O objetivo foi finalizar o plano de trabalho para a extração do látex da safra 2014/2015 no município. Na ocasião foram definidos prazos e períodos de execução das atividades.

Mais de cinquenta extrativista das comunidades Cartucho, Boa Vista , Ilha do Chile, Massarabi, Taiçu e Castanheiro participaram da reunião.

De acordo com o gerente da Unidade Local do Idam em Santa Isabel do Rio Negro, Antônio Carlos da Mota Filho, a extração do látex veio para complementar à renda das famílias extrativistas, além de ser uma atividade que não causa impacto ao meio ambiente, uma vez que as áreas de extração encontram-se em terras indígenas.

Segundo Filho, o próximo passo agora é fazer o georreferenciamento das estradas para definição e organização de áreas por extrativista. “Ainda iremos reunir com os extrativistas para orientá-los sobre as políticas públicas inerentes a atividade”, explicou.