Idam beneficia comunitários de Alvarães com visita técnica e entrega de CAF

16 famílias foram beneficiadas com cadastro que é essencial para a participação de chamadas públicas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na terça-feira (09/05), uma visita técnica à comunidade Juruamã, localizada no município de Alvarães (distante 531 quilômetros de Manaus) para a entrega de Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF). Na ocasião, técnicos do Idam também coletaram dados de mais famílias para a emissão de mais documentos.

“A comunidade Juruamã é assistida pela nossa unidade local e tem a intenção de se organizar para, futuramente, participar de chamadas públicas voltadas para sua associação comunitária, beneficiando, desta forma, o grupo”, salientou o gerente da unidade local do Idam em Alvarães, Marcos Castro dos Santos.

Ao todo, foram emitidos 16 CAFs, um por unidade familiar, para beneficiários da comunidade. O objetivo é preparar os agricultores familiares para que possam participar de chamadas públicas futuras, como Programa Alimenta Brasil (PAB), entre outros.

CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura familiar (cooperativas agropecuárias e associações rurais).

A inscrição no CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam