Idam distribui 8.7 mil mudas de castanha para produtores do interior

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebeu 8.700 mudas de castanha doadas pela empresa Agropecuária Aruanã em conjunto com a empresa EcoNut. As mudas serão distribuídas para os municípios do interior através de uma parceria entre estas instituições privadas, o Governo do Estado e prefeituras. A estimativa é que com a parceria o Estado do Amazonas receba neste ano um total de 20 mil mudas de castanha.

Os municípios beneficiados nesta primeira etapa foram Beruri (distante 174 quilômetros de Manaus) que recebeu seis mil mudas de castanha, assim como o município vizinho Anamã (distante 165 quilômetros de Manaus) que recebeu 2.400 mudas. O restante, um total de 300 mudas, foram encaminhadas para o município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) que receberá uma segunda parcela de doação na próxima semana.

As mudas de castanha vão beneficiar produtores rurais de Beruri, Anamã e Careiro da Várzea

De acordo com o assessor da presidência do Idam, Malvino Salvador, a castanha é uma planta nativa da Amazônia que tem uma expressão econômica para os pequenos agricultores e o plantio é uma maneira de enriquecer esta cultura no Estado para que os mesmos tenham um potencial adicional na hora da colheita e uma renda a mais.

Ainda segundo Salvador, ano passado cerca de 300 agricultores foram beneficiados com as doações e este ano pretende-se alcançar o mesmo número. “O cultivo da castanha é uma maneira também de conservar o meio ambiente, porque você tem uma espécie florestal ajudando na questão do clima e outras questões”, destacou.

Foto: Djalma Junior