Idam leva técnicas de boas práticas e tecnologias a produtores de citros de Rio Preto da Eva

O compartilhamento de conhecimento foi realizado durante o Dia de Campo dos Citros, que reuniu 80 participantes

Entre os temas abordados durante o evento, tiveram destaque a implantação da cultura dos citros, análise do solo, correção, adubação entre outros

Na sexta-feira (27/10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou, na Fazenda Progresso, em Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), o Dia de Campo dos Citros, uma iniciativa voltada à capacitação aos envolvidos nas produções de laranja, limão e tangerina da região. A ação, que contou com o apoio da Secretaria de Produção do Estado (Sepror) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reuniu 80 participantes, que puderam acessar às novas técnicas e boas práticas utilizadas na citricultura

Entre os temas abordados durante o evento, tiveram destaque a implantação da cultura dos citros, análise do solo, correção e adubação, além do plantio, espaçamento, porta-enxertos e copas, temas de extrema importância para a cultura dos citros.  Os participantes também tiveram acesso às informações sobre pós-colheita, lavagem e identificação de pragas, durante visitas a quatro subestações de produção da Fazenda Progresso.

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do projeto “Dia de Campo dos Citros”, que além de fortalecer a assistência técnica e extensão rural (Ater) em Rio Preto da Eva, garante mais conhecimento aos participantes envolvidos na cultura, por meio do acesso às metodologias e técnicas.

“O Dia de Campo é um momento de conhecimento, de troca de experiências e de aproximação entre técnicos e produtores rurais. É uma satisfação para o Idam poder proporcionar esse momento ao público, em Rio Preto da Eva, onde a produção de laranja, em 2022, somou 191,2 milhões de frutos”, pontuou Alvino. “Com a Ater, estamos otimistas de que a cultura vai crescer ainda mais na cidade e esse é o objetivo do Idam, com o Dia de Campo”, completou.

Diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, com técnicos extensionistas durante o Dia de Campo dos Citros, em Rio Preto da Eva

O secretário-executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Floresta da Sepror, Airton Scheneider, também destacou a importância do Dia de Campo para a cultura dos citros. “É por meio de iniciativas como essa do Idam, alinhado com a Embrapa, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), que há a transferência de conhecimento e tecnologia ao agricultor. Com isso, o setor primário só tem a ganhar”, ressaltou o secretário, ao pontuar que, na última quinta-feira, a Sepror, com o apoio do Idam, realizou, também em Rio Preto da Eva, o workshop da Cadeia Produtiva da Citricultura.

Parceria

Para o empresário e proprietário da Fazenda Progresso, Cláudio Manoel Decares, o Dia de Campo dos Citros reforça a relação do Idam e de todo o Sistema Sepror com os produtores e demais envolvidos na citricultura do Amazonas.

“Em constante evolução, essa parceria é muito importante para o crescimento dos produtores rurais e demais envolvidos na atividade, por meio da troca de conhecimentos e dos ajustes necessários que precisam ser realizados para a produção de laranja, tangerina e limão no estado. Hoje, somos líder em qualidade, uma grande satisfação pra gente da Fazenda Progresso”, concluiu.

FOTOS: Marfran Vieira / Idam