VII Festa do Cupuaçu movimenta agricultores em Manacapuru
Inicia na próxima sexta-feira, 29 de maio a VII Festa do Cupuaçu a ser realizada na sede do Matonense, Repartimento do Tuiué, município de Manacapuru (a 68 km de Manaus).
O evento que se estende até o dia 31/05 é promovido pela Associação dos Produtores do Tuiué e vai reunir mais de 100 agricultores familiares de Vila Rica de Caviana, Sempre Viva, Nossa Senhora da Conceição, Divino Espírito Santo, São Francisco, Sagrado Coração de Jesus, São José do Lago do Mundurucus e demais comunidades do entorno.
A exemplo dos anos anteriores a equipe do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) estará presente nesta edição ministrando palestras sobre o cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) e orientando os agricultores sobre controle de pragas que atacam a cultura e como fazer a adubação. As palestras e as orientações técnicas serão ministradas pelo engenheiro agrônomo Jaguanhara Lopes da Gerência de Produção Vegetal – GPV/Dater. Também serão realizados cursos sobre preparo de doces, geleias e compotas, além de artesanatos da casca e caroço do cupuaçu que serão posteriormente comercializados pelas esposas dos agricultores participantes.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores do Tuiué Vanderlan Soares, o evento tem por objetivo motivar e incentivar os agricultores locais a cultivar o cupuaçu, além de ser uma excelente oportunidade para divulgar a cultura. Segundo o técnico do IDAM Mateus Barroso, os agricultores da região têm mais um motivo para comemorar, além da Festa do Cupuaçu. “Até o final deste mês o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) repassará aos agricultores da Cooperativa Mista Agrícola dos Produtores Rurais de Tuiué uma agroindústria para beneficiamento e armazenagem de frutas da região. Além do cupuaçu, será possível produzir a polpa do açaí, anteriormente comercializado em caroço, o que certamente vai agregar maior valor ao produto”, acrescentou.
Para o gerente da Unloc do IDAM de Vila Rica de Caviana, distrito de Manacapuru, Jaime Gatenha, os agricultores familiares terão um futuro mais promissor “Com o funcionamento da agroindústria será possível aumentar a produção de polpa das frutas regionais e expandir a comercialização desses produtos, hoje atendendo apenas o mercado de Manacapuru e Manaus”, finalizou.
Além da programação técnica a festa do cupuaçu terá como atrações bandas e cantores de Manaus, torneios de futebol, bingos, leilões e escolha da Rainha do Cupuaçu edição 2015, dentre outras.