1ª Feira de Artesanato Indígena é realizada em São Gabriel da Cachoeira

Para incentivar o artesanato em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) em parceria com a Associação das Artesãs Indígenas Autônomas, realizou a 1ª Feira de Artesanato Indígena do Alto Rio Negro. O evento realizado na semana do carnaval reuniu 22 associadas pertencentes ao povo Baré, Baniwa, Tukano e Hupda.
De acordo com a presidente da Associação, Bernardete Costa Franco, a realização da feira é uma forma de divulgar e comercializar nossos produtos. Até porque estávamos com dificuldades na hora de vender, e o apoio do IDAM foi essencial.
Durante a feira foram comercializadas peças de cestarias, peneiras, porta-joias, colares, pulseiras, tupé e o famoso banco tukano.
O gerente da Unidade Local do IDAM em São Gabriel da Cachoeira, Jander de Jesus, destacou que todos os materiais utilizados na fabricação das peças são oriundos das comunidades indígenas como a matéria-prima extraída do cipó, casca de árvore, sementes, fibra da piaçava e arumã. Segundo ele, as peças artesanais serão comercializadas junto com a Feira da Agricultura Familiar.