Segundo módulo de treinamento discute boas práticas voltadas para o Manejo Florestal Não Madeireiro
Iniciou hoje, 01 de dezembro, o segundo Módulo da capacitação para 16 extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), voltado para o Manejo Florestal Não Madeireiro (Castanha e Açaí). A ação realizada no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) faz parte da Chamada Pública do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e segue até o dia 5 (sexta-feira).
O objetivo é atualizar as equipes que prestam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), aos agricultores familiares que desenvolvem esta atividade, de modo a possibilitar melhor qualidade de vida aos beneficiários.
A chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do IDAM, Nadiele Pacheco, que participa desde o primeiro módulo, realizado em novembro, explicou a importância do curso. “Essa atividade é importante para criar multiplicadores, que estarão repassando as boas práticas de manejo à inúmeros agricultores familiares do Amazonas, além de treiná-los para fazerem inventários de açaizais e castanhais, com intuito de planejar a atividade garantindo o aumento e melhoria da produção,” disse.
Tefé e Humaitá – Estão programados para receber os dois primeiros módulos ainda este ano. E em 2015, mais dois módulos (Organização Comunitária e Metodologias de ATER).