Comunidades rurais de Coari receberão curso de melhoramento da qualidade da farinha

Em busca da melhoria da qualidade da farinha de mandioca, o Governo do Estado por meio da Unidade Local do IDAM em Coari (distante 363 km de Manaus), realizará no período de 22 a 24 de abril, um curso de “Fabricação e Melhoria da Qualidade da Farinha de Mandioca”. A ação irá beneficiar os agricultores familiares das comunidades de São Pedro do Tauana, Esperança II, Vila Lira e Izidorio, que pertencem à zona rural do município.
Estão escritos 25 agricultores familiares que irão participar, do evento onde receberão orientações dos os extensionistas José Maria e Maria de Jesus, que explicarão a importância de produzir uma farinha de qualidade. O curso apresentará duas etapas, teórica onde será realizado palestras sobre técnicas de melhoramento do cultivo da farinha, e a outra será a prática onde serão realizadas atividades de produção dos subprodutos da mandioca como farinha, goma, beiju, bolo entre outros.
A mandioca é a principal atividade das comunidades, alcançando nessa região uma área plantada de aproximadamente 75 hectares. A agricultora e líder da comunidade São Pedro do Tauana, Raimunda Francilene, agradeceu mais uma iniciativa do IDAM junto às comunidades. “O curso será importante e contribuirá de forma significativa na melhoria da renda dos produtores familiares”, frisou Francilene.
Na avaliação do gerente da Unidade Local em Coari, Francisco Hélio Medeiros, o curso tem como principal objetivo capacitar e aperfeiçoar a mão de obra comunitária, por meio de orientações teóricas e práticas, além de incentivar os agricultores ao trabalho em grupo. “Repassar o conhecimento das boas práticas de fabricação, que vai desde a colheita, higienização, fabricação até o armazenamento, é importante para que o produto ganhe maior valor no mercado, também com a padronização dos grãos”, explicou Hélio.