Em Autazes, técnicos são capacitados para realizar análise de solo
Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Autazes, Secretaria de Produção e Abastecimento, Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac) e estagiários do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), participaram nesta quinta-feira, 28 de maio, de uma capacitação sobre “Amostragem de Solo e Folhas e Interpretação da Análise”. A atividade realizada na sede do IDAM no município (avenida Francisco Barroncas, 570, Santa Luzia), foi conduzida por pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental.
O objetivo é capacitar os técnicos para que possam realizar a análise do solo, uma vez que, o município foi contemplado com um mini laboratório e agora todo o procedimento será realizado diretamente no escritório local sem precisar enviar a Embrapa. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Cristiaini Cano e Rodrigo Berni, ambos da Embrapa.
De acordo com o gerente do IDAM em Autazes, Denis Correia, após a capacitação um técnico será selecionado pela Prefeitura e Ceplac para realizar as análises na região. Segundo ele, a iniciativa vai facilitar a vida do agricultor, principalmente, porque vai reduzir o prazo de espera dos resultados, que antes era coletado por um técnico e enviado para a Embrapa, onde a amostra seria analisada e depois o resultado era enviado ao município, agora tudo será feito em um único local.
“A análise do solo deve ser feita antes de iniciar um cultivo, pois através da amostra é possível detectar o percentual de micro e macronutrientes para absorção de culturas que serão implantadas, e com isso possibilitará o agricultor a fazer as devidas correções conforme a necessidade de cada cultura”, explicou Correia.
Coleta de solo – É do solo que as plantas retiram os nutrientes químicos para o seu desenvolvimento. A grande diversidade do solo e as necessidades de nutrientes por parte de cada cultura obriga a agricultura moderna a utilizar técnicas laboratoriais para o conhecimento dos solos. Somente com a análise é que se procede uma segura correção de acidez do solo ou reposição de nutrientes (adubação), está prática deve ser feita por um profissional da área.
Análises – O mini laboratório foi implantado em março de 2015, e é resultado da parceria entre o IDAM, Secretaria de Estado da Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror), Ceplac, Prefeitura e Secretaria de Produção e Abastecimento.


