Projeto de Mecanização agrícola do Governo do Amazonas chega a São Paulo de Olivença
Um convênio entre o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) e Prefeitura Municipal de São Paulo de Olivença (a 985 quilômetros de Manaus), possibilitou a aquisição de uma patrulha agrícola, que vai mecanizar inicialmente 150 hectares de área, no município. O trator, que possui duas grades, uma roçadeira, um perfurador de solo e lâmina frontal, chegou ao município no dia 20 de maio.
A prefeitura fica responsável pelo abastecimento, manutenção e operador da patrulha para mecanização e a Unidade Local do IDAM ficará responsável pela seleção das áreas e assistência técnica nos cultivos a serem implantados nas propriedades. A mecanização inicia a partir do dia 15 de junho.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Paulo Cézar, a ação vai atender 150 famílias de agricultores, com mecanização de um hectare para cada produtor, onde serão implantadas mudas de mandioca e banana. “Queremos com isso, dobrar a produção de farinha, que hoje é em torno de 25 toneladas ao mês,” explicou Paulo.
Outro benefício destacado pelo gerente é que a mecanização multiplica a capacidade de trabalho no campo, diminui o esforço físico do agricultor, evitando novos desmatamentos, tendo em vista que serão aproveitadas áreas de capoeiras e áreas degradadas.
Curso de mecanização – Para dar início a atividade, o Instituto realizou nos dias 22, 23 e 25 de maio, um curso de mecanização agrícola, que capacitou mais de 30 pessoas entre agricultores familiares e tratoristas, que vão fazer a mecanização nas propriedades.
Segundo o técnico em agropecuária do IDAM e instrutor do curso, Luiz Alberto Lira da Cruz, foi possível perceber a expectativa dos produtores em relação a chegada da patrulha e o início do curso. “Considerando a quantidade de pessoas que procuraram o Instituto por conta da mecanização e outras interessadas em participar do curso fica evidente a importância dessa ação no município,” concluiu Luiz.