Futuros técnicos florestais de Lábrea participam de Demonstração de Método

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), realizou no dia 17 de junho, no município de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus), uma Demonstração de Método (DM) sobre Técnica de Corte na Colheita Florestal para 30 participantes. O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado do Amazonas (Ifam).
De acordo com a engenheira florestal do IDAM, Jaqueline Lima dos Santos, o objetivo é ampliar o conhecimento dos alunos do curso em Técnica Florestal a realizarem os procedimentos quanto ao planejamento e operação da colheita florestal de espécies madeireiras.
“A capacitação que esses alunos estão recebendo irá proporcionar um desenvolvimento no manejo, além de garantir o trabalho correto, rentabilidade e a sustentabilidade”, explicou Lima.
Outro ponto destacado pela engenheira foi conscientização, os alunos foram orientados sobre a importância da preservação das florestas, por meio de palestras e recursos audiovisuais, com o foco voltado para que as atividades de exploração da madeira para que sejam exercidas somente em áreas onde existam Planos de Manejo. A engenheira também conscientizou os alunos sobre as leis de Preservação, para que não sejam burladas, tendo em vistas as pesadas multas impostas pelos órgãos federais e estaduais.
