Técnicas utilizadas nas etapas de plantio pretendem melhorar a qualidade da melancia produzida em Lábrea

Foto: Dyego Diniz
Bastante cultivada pela agricultura familiar a melancia é uma dos alimentos mais consumidos no Brasil. No Amazonas, a olerácea representa 22% da produção cultivada na região norte conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2011). E para incentivar a qualidade dos frutos, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realiza diversas metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para aproximar o agricultor das novas tecnologias que facilitam a lida no campo.
No dia 3 de julho, a equipe técnica da Unidade Local do IDAM em Lábrea realizou uma Demonstração de Método (DM) sobre coveamento e plantio da melancia, mostrando aos participantes as etapas de plantio e desbaste de plantas.
As demonstrações foram realizadas nas comunidades Praia do Cassianã e Praia do Maciari, localizadas no rio Purus. A atividade iniciou com uma palestra que abordou aspectos gerais da cultura, características, botânica, clima, solo e cultivares.
Na prática, os extensionistas do IDAM local Demis Benício e Rodrigo Batalha, responsáveis pela atividade, realizaram a abertura de cova e plantio em uma pequena área do roçado. “Também foi possível mostrar aos agricultores as áreas onde já existem plantios, e como deve ser feito o desbaste das plantas eliminando as que estão fora do padrão, ou seja, as plantas mais fracas ou em excesso, isto é, além da quantidade recomendada tecnicamente”, explicou Demis.
“As técnicas incentivas durante a demonstração permitem o desenvolvimento do cultivo de melancia de forma mais tecnificada, resultando em uma produtividade dobrada se comparada com o sistema tradicional utilizado pelos agricultores”, finalizou Rodrigo Batalha.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que, seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.