IDAM inaugura nova sede em Caapiranga e pretende aumentar produção agropecuária com a tecnologia da mecanização agrícola
Na última sexta-feira (15), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou uma solenidade de inauguração da nova estrutura do escritório local em Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus). O objetivo é ampliar a assistência técnica no município que é referência na produção de açaí e cará.
Na ocasião, uma feira da agricultura familiar foi montada em frente a sede do IDAM, onde os agricultores locais comercializaram produtos como cheiro-verde, mamão, maracujá, jerimum, pimenta-de-cheiro, farinha de mandioca, limão, entre outros.
De acordo com o diretor-presidente do IDAM, Edimar Vizolli, o governo do Amazonas vai fortalecer a produção de açaí e cará no município com a mecanização agrícola. “Até o final de maio, o IDAM disponibilizará 2 tratores de esteira para realizar o trabalho de mecanização em uma área de aproximadamente 50 hectares”, destacou.
Para o gerente do IDAM em Caapiranga, a nova estrutura irá melhorar a assistência aos agricultores que procuram a sede em busca de serviços e orientações em vários setores da agropecuária, além do apoio na infraestrutura de equipamentos que vai agilizar os trabalhos.
Uma visita técnica também foi realizada nas propriedades rurais de agricultores da Associação de Desenvolvimento Rural dos Produtores de Membeca (Aderprom), localizada na estrada Ari Antunes, km32. A produção da Associação é bem diversificada, como é o caso do agricultor Francisco de Oliveira Batista, 64 anos, que trabalha com a criação de tambaqui, matrinxã e pirarucu, além dos cultivos de maracujá, hortaliças e limão.
Já o agricultor Ezequiel Oliveira de Matos, de 73 anos, desenvolve atividades voltadas para o cultivo da mandioca, macaxeira e banana. Ezequiel comercializa a produção para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).
É importante destacar que às famílias rurais de Caapiranga irão comercializar produtos da agricultura familiar todos os sábados a partir das 6h, em frente a sede do IDAM no município.
Reportagem: San Reis (Gecom)