Agricultores de Rio Preto da Eva participam de oficina sobre manejo agroecológico da cultura da banana
Mais de 25 agricultores familiares da comunidade São Francisco de Assis, município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), que trabalham com o cultivo de banana orgânica, participaram de oficina prática sobre manejo agroecológico da cultura na última terça-feira, 14 de junho.
A atividade contou com a organização do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em parceria com a Rede Maniva de Agroecologia (Rema), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O objetivo é aprimorar a produção e incentivar a comercialização dos produtos com o título de orgânicos, conforme determina a Legislação Brasileira de Agricultura Orgânica.
As atividades conduzidas pelo doutor em Ciências Agrárias, Reinaldo Puente, foram divididas em duas etapas (teoria e prática), onde foram abordados temas como produção acelerada de banana com técnicas agrícolas sustentáveis e os benefícios da utilização de adubos orgânicos. Na prática, os agricultores trabalharam a limpeza e corte do rizoma, fracções dos rizomas, desinfecções das frações, entre outros.
Projeções– De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura em 2014, a agricultura orgânica movimentou cerca de R$ 2 bilhões e a expectativa para este ano, é que esse número alcance a margem dos R$2,5 bilhões.