Idam divulga boas práticas de cultivo de guaraná a agricultores de São Sebastião do Uatumã
Durante a atividade, os participantes tiveram, também, acesso a informações sobre beneficiamento e comercialização da fruta
Boas práticas do cultivo e comercialização do guaraná foram temas de capacitação de 35 agricultores familiares de São Sebastião do Uatumã (247 quilômetros distante de Manaus). À frente do curso esteve o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal, por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, com o apoio da Cooperativa Agrofrut.
De acordo com a gerente da UnLoc Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, a iniciativa possibilitou aos trabalhadores, no dia 14 de novembro, um intercâmbio à Agrofrut, onde eles obtiveram informações, de forma teórica e prática, sobre a cultura do guaraná. “A visita teve como um foco apresentar aos agricultores práticas relacionadas à produção de mudas a partir de estacas, bem como um treinamento de rastreabilidade do guaraná, que inclui acompanhar todas as etapas de beneficiamento do guaraná”, pontuou.
Durante a capacitação, os agricultores também visitaram uma unidade de pré-beneficiamento do guaraná, do proprietário Manoel Pedro Braga Paes. “Foi um dia produtivo, onde o intuito foi garantir ao público presente mais conhecimentos sobre a cultura, do cultivo à comercialização da fruta”, frisou a gerente.
Kerolly reforçou, ainda, que o Idam está à disposição dos agricultores familiares locais, com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para alavancar a cultura do guaraná no município e que novas capacitações estão sendo programadas pela UnLoc. “Nosso intuito é garantir aos produtores as informações necessárias para fomentar essa atividade, que é fonte de emprego e renda para muitas famílias no nosso município”, concluiu.
FOTOS: Divulgação/Idam