III Festa da cana e do gramixo
O evento aconteceu no início de maio no município de Eirunepé e foi promovido pela Prefeitura, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar, da comunidade Vila União, e contou com a colaboração do Idam.
Várias atividades foram desenvolvidas:
Associativismo: Teve a participação de pessoas de várias comunidades. Na ocasião, eles foram informados sobre a importância da organização comunitária, objetivos, leis que regulamentam o associativismo, bem como a documentação necessária para sua efetivação. A palestra contribuiu para a conscientização dos moradores que ainda, tinham dúvidas de como se organizar.
Cultura da Cana-de-Açúcar e da banana: Os participantes conheceram a importância das culturas na região, principalmente com relação a não exploração da monocultura, devido aos grandes fatores de risco que existem para o produtor que trabalha apenas com uma cultura.
Também foi feito um diagnóstico sobre a cultura da cana-de-açúcar no município, onde foi destacada a importância na mudança de vida da comunidade vila união. Os participantes ainda receberam explicações sobre as técnicas de plantio, processamento e colheita, bem como os cuidados necessários do plantio a colheita da cana.
Quanto a cultura da banana, foi realizada uma explanação sobre as variedades, resumo do plantio de banana no Brasil, pragas e doenças que vem dizimando os bananais, e as variedades produzidas em laboratório resistentes a estas pragas e doenças.
Doação de mudas de banana: Durante o evento foram distribuídas mudas de banana. A ação teve como principal objetivo resgatar o produtor da monocultura, incentivando-o a buscar alternativas para incrementar a renda. Visitas ao Stand do Idam: Mais de 120 produtores rurais visitaram o stand do Idam durante o evento. Todos os visitantes receberam folders sobre derivados e cultura da cana-de-açúcar, bem como informe sobre febre aftosa, milho, arroz, banana e outros materiais sobre a cultura da cana-de-açúcar.
Campanha de Preservação do Meio Ambiente: O Idam visando diminuir as agressões contra o meio ambiente, principalmente no concernente ao lixo nos riso e igarapé oriundos de garrafas e sacos plásticos, realizou uma campanha sobre a conservação da natureza. Técnicos do Instituto trabalharam com rigor para conscientizar a população para a preservação da natureza, por meio de métodos preventivos.
Exposição de Subprodutos: Foi realizada uma exposição com os subprodutos da cana-de-açúcar, confeccionados pelos próprios produtores rurais. Foi destacada a importância de uma boa apresentação do produto para a venda, onde o Idam orientou e organizou as embalagens, juntamente com os rótulos.