Técnicos são treinados para melhorar atendimento ao agricultor
Uma parceria entre a Unidade Local (Unloc) do IDAM/Coari e a agência local do Banco da Amazônia (Coari) resultou em um curso de crédito rural para todos os técnicos da Unloc. A iniciativa surgiu a partir do aumento na procura por crédito no município, por conta da última enchente que afetou centenas de ribeirinhos.
Segundo o gerente do IDAM, Dimitri Portugal, com o objetivo de atender, de forma mais rápida e segura os agricultores, as duas instituições se uniram e capacitaram todos os técnicos da Unloc que, agora, estão aptos a operar a planilha de crédito do Banco da Amazônia.
“Esta iniciativa só tende a ajudar o município no seu desenvolvimento, uma vez que há um aumento na elaboração de projetos mais técnicos com acompanhamento profissional qualificado, dando assim garantias de um produto final de excelente qualidade, trazendo renda aos beneficiários e gerando empregos, direto e indiretamente”, ressaltou Dimitri.
O gerente do Banco da Amazônia, Esmar Prado, disse que a iniciativa oferece, de imediato, o aperfeiçoamento do processo creditício e, consequentemente, uma maior agilidade no atendimento aos agricultores familiares.
Participaram do evento oito técnicos, sendo seis do IDAM e dois da Prefeitura Municipal. O treinamento foi ministrado pela analista do Banco da Amazônia, Adjane dos Santos.
Segundo o engenheiro de pesca do IDAM, Elcides Oliveira, os conhecimentos adquiridos ajudarão, na prática, as formas de atendimentos com os agricultores, principalmente no que se refere às questões de custos operacionais como, taxas de juros, assistência técnica e prospecção do projeto em si quanto à viabilidade econômica.