Setor madeireiro é pauta de oficina em Tefé
Com o propósito de identificar as necessidades dos principais atores da cadeia produtiva da madeira no município de Tefé e sugerir estratégias de melhoria para o setor, a Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas –IDAM/Tefé em parceria com a World Wide Fund Brasil (WWF- Brasil) e apoio do Centro de Educação Tecnológica – Cetam/Tefé, realizou nos dias 10 e 11 de outubro, uma oficina de fortalecimento da cadeia produtiva da madeira.
De acordo com a engenheira florestal do IDAM, Cristina Zulma Escate Lay, a oficina teve como objetivo socializar o contexto de Tefé no setor florestal madeireiro.
Na ocasião foi apresentada à nova ferramenta da cadeia de valor da madeira e suas possibilidades, em seguida foi realizado um trabalho participativo com todos os atores presentes para determinar as opções de melhoria para cada limitação levantada. A metodologia utilizada foi a Value Links, a qual foi desenvolvida pela Cooperação Técnica Alemã – GIZ.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM/Tefé, Sidney Araújo, o resultado da oficina foi positivo, pois houve uma participação ativa tanto dos atores da cadeia como dos representantes de associações locais, OSCIP Instituto Mamirauá e agentes financeiros.

É importante destacar que o município conta com um forte apoio e assistência técnica florestal por parte do IDAM que vem permitindo um avanço importante na obtenção das licenças ambientais de extratores e pequenos empreendedores. “Esses resultados motivam os extrativistas a continuarem trabalhando de forma legal e organizada”, destacou Araújo.
A oficina teve como moderador o consultor da WWF-Brasil, Antonio Farré e como facilitadores Daniel Goldim (IDAM/Tefé), Cristina Zulma Escate Lay (IDAM/Central) e Marcelo Cortez da WWF.
Ao todo, o evento contou com a participação de um público de trinta pessoas e foi realizado no auditório do Cetam local.