Inicia no Amazonas a 40ª Expoagro
Iniciou ontem, 6 de dezembro, a 40ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror) . A abertura foi procedida por um grupo de cavalgada e por ciclistas do grupo Pedala Pesado que saíram às 16h da Ponte Rio Negro até a Pista de Arrancada, localizada no km 6,5 da Rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, local onde acontece a maior feira de agronegócios do norte do Brasil .
Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IDAM, Jose Ramonilson Gomes, que participou da cavalgada, este ano a coordenação da Expoagro inovou ao juntar o grupo de cavalgada e ciclismo na abertura da feira.
A cavalgada que já é tradição reuniu homens, mulheres e crianças que percorreram mais de seis quilômetros até o município de Iranduba.
A feira que acontece todos os anos no Amazonas, este ano em um novo local, tem a expectativa de receber um público de mais de 500 mil pessoas. O evento oferece oportunidades de negócios e ainda promove cursos e palestras voltados para a agricultura familiar com base na sustentabilidade.
“É importante incentivar a participação dos produtores nos negócios, pois existe um volume grande de recursos do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Afeam para serem financiados durante a feira, além disso, os produtores ainda conhecerão as novas tecnologias do setor primário no Amazonas”, destacou o diretor presidente do IDAM, Edimar Vizolli, que também participou da cavalgada.
O secretário de Estado da Produção Rural, Eron Bezerra, ressaltou que um dos destaques da Expoagro este ano é a isenção de tributos de toda e qualquer comercialização dentro da feira. “A isenção representa uma economia de 17%, ou seja, se alguém comprar na feira R$ 1 milhão em máquinas, por exemplo, ele vai ter uma economia de 170 mil reais, o que não é pouca coisa, com esse dinheiro ele compra um caminhão zero”, explicou.
Segundo Eron, tudo foi pensado para facilitar a participação do produtor nos negócios. “Fizemos uma seleção prévia de todos os produtores que entrarão na feira, antes de passar por aqui eles passaram pelo escritório local do IDAM e fizeram uma pré-seleção de negócios, e já com seu crédito pré-aprovado será mais fácil fechar negócios sem muita burocracia”, disse.
No quesito modernização no campo, as máquinas expostas durante a feira são utilizadas para agricultura, piscicultura como também, para recuperação de vicinais.
O governador em exercício do Estado, José Melo, destacou os avanços do setor primário no Amazonas. “As políticas públicas do setor estão dando retorno, e com o Amazonas Rural o Estado ofereceu forte apoio em investimentos na mecanização agrícola, recuperação de vicinais e o desenvolvimento da piscicultura. Temos que construir um Amazonas melhor para os nossos filhos”, finalizou.
A Expoagro acontece no período de 6 a 15 de dezembro, com uma estrutura de mais de 42 stands, onde entretenimento faz parte do grande evento.