Agricultores familiares são beneficiados com III Feira do Mel em Benjamin Constant
Foi realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no ginásio Arnoldo Pires, no município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), a III Feira do Mel. O evento foi organizado pela Associação de meliponicultores (APMEL), com apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal.
O objetivo da feira foi apresentar aos visitantes o mel que é produzido no município, destacando as boas práticas de manejo aliando as novas tecnologias utilizadas no beneficiamento. Além disso, a ação possibilita renda extra ao agricultor familiar.
Curso
Durante a feira os participantes receberam informações sobre os benefícios do mel para a saúde, ocasião em que o técnico em agropecuária, Denis Almeida de Lima falou sobre a importância do produto. “O pólen é rico em vitaminas A, B, C, D, E, B1, B12, ácido fólico e fonte de energia”. Os beneficiários também participaram de uma Demonstração de Método sobre boas práticas de extração do mel.
Evento
Durante o evento houve a premiação do melhor meliponário do município. Um dos critérios para a escolha foi a maior quantidade de mel produzida e o números de colmeias existentes. A comunidade vencedora foi a Guanabara III composta por um grupo de meliponicultores, representada pelo agricultor familiar Rafael Honorato Mendes, que produziu cerca de 30 Kg de mel e foi premiada com o primeiro lugar. Na propriedade existem aproximadamente 95 colmeias.