Agricultores indígenas de Barcelos recebem capacitação para melhorar atividades rurais
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), está realizando uma série de cursos no município de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus). As ações são resultados do contrato indígena nº. 096/2012, que tem como objetivo incentivar a produção de alimentos visando a segurança alimentar e nutricional dos agricultores indígenas, a organização da produção para comercialização, manejo sustentável dos recursos naturais e organização social.
O primeiro curso sobre criação de galinha caipira realizado no período de 9 a 13 de fevereiro, contou com a participação de agricultores indígenas das comunidades Canafé e Tapera I. A atividade que foi proferida pela zootecnista e gerente da Unidade Local do IDAM em Barcelos, Gilciane Plácido, mostrou na teoria e na prática quais os passos que o agricultor deve seguir para obter resultados positivos na criação.
Entre os temas abordados estão: a instalação de galpões, piquetes e cortinas, manejo sanitário, manejo alimentar, uso de ração, preparação de alimentação alternativa, construção de galpão para alojamento das aves em suas fases (cria, recria, postura, chocagem e terminação), vacinação, entre outros.
Um dos pontos importantes destacados durante a atividade foi a alternativa de se trabalhar com materiais retirados da propriedade e que podem ser utilizados na atividade. Um exemplo, é a alimentação alternativa (farinha da raiz, parte aérea da mandioca, farinha de resíduo da castanha do Brasil, folha de banana e farinha de pupunha e peixe) e o uso de materiais diários (garrafas pet) na confecção de bebedouros e comedouros.
A segunda capacitação sobre cultivo de mandioca está sendo realizada na comunidade São Roque. O curso que iniciou na segunda-feira (23) termina nesta sexta-feira (27). Participam da atividade agricultores das comunidades Tapera II e Cauburis. O próximo curso a ser realizado, ainda sem data definida, será sobre Sistemas Agroflorestais.
Unidade Demonstrativa – Cada curso realizado foi escolhido conforme a necessidade dos agricultores de cada comunidade. Ao final das atividades, serão implantadas Unidades Demonstrativas (UD’s) em comunidades definidas pelos agricultores. A ideia é proporcionar uma Unidade de referência para as famílias que já trabalham com a atividade e aquelas que desejam investir. Serão implantadas ainda este ano, uma UD de galinha caipira e hortaliças.