Agricultores indígenas e não indígenas recebem orientações para acesso ao crédito rural
No período de 12 a 14 de fevereiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou reuniões para esclarecimento e orientações sobre crédito rural no município de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus). A ação atendeu as comunidades indígenas de Taracuá, Boa União, Rio Mataurá, e não indígenas como São Pedro, Nazaré e Conceição do Uruá.
Os agricultores foram orientados sobre os procedimentos para adquirir as linhas de crédito disponíveis para o setor, além de serviços como: emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na oportunidade foram emitidas 43 DAP’s.
O técnico do IDAM em Manicoré Rigoney Nascimento, por solicitação da Secretária de Estado para os Povos Indígenas (Seind) visitou as três comunidades indígenas. Nas localidades as famílias têm como principal atividade o plantio de mandioca e milho, esse último em pequena escala. “Após essas reuniões a ideia é elaborar projetos para aquisição de trator por meio do Pronaf Mais Alimentos”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM em Manicoré Cleudo Oliveira. Segundo ele, o equipamento vai facilitar o preparo da área para plantio.
Já as comunidades não indígenas receberam a visita da engenheira agrônoma e extensionista do IDAM/Manicoré, Mariza Lisley, que explicou como irá funcionar a ação de crédito da Agência de Fomento do Estado (Afeam) para 2014, além disso, realizou palestras sobre associativismo e cooperativismo. Na ocasião foram cadastradas vinte e três propriedades. Os agricultores ainda receberam orientações técnicas sobre o plantio de cacau.
Vale ressaltar que a comunidade Conceição do Uruá possui regiões produtivas, onde recentemente foram financiados dois tratores e implementos (grade, arado, roçadeira e carreta agrícola). Na região a Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Conceição do Uruá (AMACONSC) comercializa produtos como macaxeira, melancia, maracujá e banana para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).