Agricultores são homenageados e agradecem assistência técnica recebida pelo Governo do Amazonas

Hoje, 28 de julho, é comemorado o Dia do Agricultor em todo o país. E para homenagear esses profissionais que produzem os alimentos da agricultura familiar, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Manaus, realizou nesta quinta-feira, uma programação com homenagens, exposição de produtos, entrega de Cartões do Produtor Primário e assinatura de projetos com financiamento do Banco do Povo/Afeam.

Para o diretor técnico do IDAM, Airton Schneider, hoje o dia é especial, e esse evento é uma forma de homenagear todos os agricultores da zona rural da capital e do interior do Amazonas. “A nossa instituição tem orgulho de levar orientações técnicas para facilitar o trabalho de quem desenvolve atividades no campo. Tentamos fazer o possível e até o impossível para levar até vocês assistência técnica de qualidade”, enfatizou Airton.
O secretário executivo da Sepror, Valdenor Cardoso, destacou que o IDAM possui 66 Unidades Locais em todo o Estado para servir os produtores rurais e ressaltou que a Sepror tem incentivado e apoiado dois programas que são essenciais para o Amazonas.
“A mecanização agrícola e o calcário são dois programas essenciais para o produtor rural. Sem o calcário, por exemplo, não seria possível liberar todos os nutrientes que a planta necessita”, explicou o secretário.
E no dia do agricultor o IDAM também recebeu homenagens. Representando os agricultores familiares, a agricultora Maria do Socorro, da AM 010, km 35, ramal Água Branca II, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo instituto e relembrou algumas conquistas. “Com o apoio técnico do IDAM na elaboração de projetos para investimentos nas atividades da agricultura familiar conseguimos adquirir veículos utilitários para escoar nossa produção”, disse.

Durante o evento, agricultores da zona rural de Manaus receberam placas de reconhecimento pela contribuição na produção de alimentos que abastecem à mesa dos amazonenses.
O agricultor Antonivaldo de Souza, de 39 anos, da comunidade Novo Paraíso, BR 174, km 8, foi um dos homenageados e destacou a importância das técnicas incentivadas pelo IDAM para aumentar a produção.
“Trabalho com o cultivo de hortaliças, macaxeira e com a criação de aves. Iniciei também o plantio de melancia no ano passado, e como não tinha domínio de algumas técnicas cheguei a colher 2.500 unidades do fruto, mas futuramente já pretendo investir no sistema de irrigação para aumentar minha produção”, disse o agricultor.
Assistência Técnica – Para melhorar o atendimento às famílias rurais o diretor administrativo-financeiro do IDAM, Ordival Rubim Filho, anunciou na manhã de hoje (28), que já foi autorizada uma pequena reforma na Unidade Local de Manaus (BR174, km 0). “Nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento aos agricultores e apoiar todas as ações realizadas não só na zona rural de Manaus, mas em todo o Estado”, destacou Ordival.
Confira os homenageados pelo Dia do Agricultor:




