Assistência técnica beneficia famílias rurais do município de Lábrea
Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, a equipe técnica da Unidade Local do IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas) no município de Lábrea (distante a 702 quilômetros de Manaus), realizou uma viagem de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) para atender as comunidades localizadas no Rio Purus, distante seis horas de barco da sede do município.
O objetivo foi reunir as famílias rurais das comunidades Praia do Buraco, Laranjeira, Cairú, Zé Prego, Bacurau, Jucuri, Cassianã, Maciari e Jacaré para discutir assuntos relacionados a crédito rural.
Os técnicos em agropecuária do IDAM em Lábrea, Demmis Benício da Silva e Rodrigo Batalha dos Anjos, explicaram os procedimentos necessários para aderir à linha de crédito da Agência de Fomento do Estado (Afeam) para 2014. Na oportunidade os técnicos lembraram aos agricultores que aderiram o Crédito Emergencial de 2012, destinado as famílias rurais afetadas com a enchente, para não perder o desconto de 40% do valor financiado. Segundo Demmis, só serão beneficiados com o desconto os agricultores que pagarem em dias as prestações.
Ao todo o IDAM atendeu mais de 90 famílias rurais. As comunidades atendidas têm como principal atividade econômica o cultivo do feijão. A produção de todo município é de aproximadamente 800 toneladas/feijão/ano.