Assistência técnica e novas tecnologias fortalecem a fruticultura no Amazonas

Diversificar o plantio de frutas no interior do Estado e colher produtos de qualidade são metas do governo do Amazonas que vem sendo cumpridas por meio do IDAM, com a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que tem como objetivo levar as famílias rurais conhecimentos sobre as tecnologias de cultivo. Para isso, a Unidade Local do IDAM/Tabatinga em parceria com o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) realizou no mês de setembro, um curso de fruticultura.
O objetivo foi demonstrar aos participantes a importância da fruticultura na cadeia alimentar e levar o conhecimento tecnológico do plantio de diversas frutíferas, tendo em vista que um plantio demanda conhecimento da cultura para que os resultados sejam satisfatórios.
Com a participação de agricultores familiares, equipe técnica e estagiários do Ifam, o curso foi desenvolvido com aulas teóricas e práticas, onde os participantes aprenderam como proceder com a limpeza, seleção de mudas de bananeira, destoca e mecanização agrícola, adubação sólida (NPK) em frutíferas, além da seleção, limpeza e plantio de mudas de abacaxi.
O curso foi ministrado pelo técnico agrícola Raimundo Zoroastro Brandão, e contou com a presença do gerente do IDAM/Tabatinga, Reginaldo Lima, na abertura do evento. Lima destacou a importância da atividade para o município, a relevância dos programas da agricultura familiar para a economia local e a missão do IDAM com a extensão rural.
“O curso servirá de base para que todos os agricultores trabalhem com a organização produtiva, o que sem dúvida deverá ser aplicado em suas propriedades, pois somente seguindo essas diretrizes eles terão melhores rendimentos da produtividade”, declarou Brandão.
