Barcelos: Feira da agricultura familiar movimenta mais de R$24 mil em venda de produtos
Com espaço dedicado a comercialização de produtos regionais, o Mercado Municipal de Barcelos tem sido referência para o consumidor que procura alimentos de qualidade. No último sábado (28), foi realizada a 2ª Feira de Produtos Regionais da Agricultura Familiar que movimentou mais de R$24 mil em comercialização de produtos.
A Feira é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa) e Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) com o apoio da Associação dos Agricultores e Criadores de Barcelos, Colônia de Pescadores Z-33 e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
“É importante apoiar a última etapa da cadeia produtiva que é a comercialização dos produtos. E a parceria entre as instituições é de grande valia nesse processo, principalmente, pela dificuldade que os agricultores encontram na hora de escoar a produção”, ressaltou a gerente da Unidade Local do IDAM em Barcelos, Gilciane Plácido.
Para a agricultora Elizabete Gregório, a feira foi uma forma de comercializar os produtos mais rápido. “Consegui vender minha produção de banana pacovan, prata, ingá e uixi, em uma manhã, sendo que de outra forma passo dias oferecendo os produtos para os vizinhos”, disse.
A feira localizada na rua Tenreiro Aranha, s/n, Centro, funciona de 5h às 12h e já tem uma programação agendada para o ano inteiro, que será realizada nos dias 25 de junho, 28 a 30 de julho, 27 de agosto, 10 e 24 de setembro, 8 e 29 de outubro, 12 e 26 de novembro e 17 de dezembro.
No local os consumidores vão encontrar desde produtos como hortaliças, frutas, subprodutos da mandioca, castanha-do-Brasil, tucumã, galinha caipira, carne de porco, peixes, até produtos artesanais confeccionados com a fibra da piaçava, sementes, madeira e barro, além de serviços voltados a beleza e estética.
Mecanização agrícola – É importante destacar que o Projeto Rio Negro de Mecanização Agrícola aliado a Assistência Técnica e Extensão Rural incentivado pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepror e IDAM tem contribuído com o aumento da produção local. O projeto já beneficiou 80 famílias rurais em área total de 110 hectares. No município as principais atividades econômicas são voltadas para a agricultura familiar e extrativismo com a fibra da piaçava.
O agricultor Antônio dos Santos, da estrada Barcelos Caurés, km 05, relata que o projeto de mecanização veio trazer modernidade para a agricultura de Barcelos. “Fui beneficiado com uma área de 1,3 hectares de terra revirada, limpa e soltinha. E estou concluindo meu plantio de mandioca, macaxeira, e banana”, disse o agricultor, ao destacar que conta com apoio de outras máquinas para continuar o serviço de mecanização na área e apoio do IDAM e Sepror/Sempa para escoar a produção e comercializar os produtos para mercados locais e institucionais.