Cadeia produtiva da madeira é pauta de reunião em Lábrea

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Lábrea, estiveram reunidos na última quinta-feira (29) com a Associação dos Pequenos Moveleiros de Lábrea (Apemol) para tratar de assuntos relacionados a cadeia produtiva da madeira.
“A ideia foi incentivar a classe moveleira a trabalhar dentro da legalidade utilizando os recursos naturais de forma organizada visando fortalecer a atividade, e consequentemente, garantir um retorno econômico, social e ambiental para as comunidades tradicionais”, disse a engenheira florestal do IDAM Lábrea, Jacqueline Lima.
Durante a reunião algumas dificuldades para a legalização dos empreendimentos foram apontadas, como o acesso dos moveleiros ao certificado digital. Segundo a engenheira, hoje, os moveleiros se deslocam de Lábrea até Humaitá para ter acesso ao documento.
A reunião envolveu cerca de 20 moveleiros que serão multiplicadores de informações repassando as demais famílias rurais que trabalham com a atividade e que não puderam participar do evento. Para o associado Manoel Brito Lima, a iniciativa é importante porque levanta questões de interesse dos moveleiros e trabalha ferramentas para solucionar as dificuldades atuais.