Capacitação beneficia agricultores em Novo Airão
A equipe da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), em Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus) realizou no ultimo trimestre um curso sobre aspectos fundamentais referentes aos sistemas de produção das culturas do mamão e maracujá. A atividade contou com a participação de 26 produtores do Ramal Três Fronteiras, Membeca, Associação Nova Jerusalém e Associação da Comunidade São Domingos e apoio da Prefeitura Municipal.
Para o gerente do IDAM local, Fernando Lima, o curso faz parte do Plano Operativo/2015 e tem como objetivo incentivar a produção de mamão e maracujá no município, visando o aumento da produção e renda familiar, agregando valores ao produto.
Ministrado pelos técnicos da Unidade Local Adomilton Montefusco Lima e Sebastião Nicácio, o curso destacou algumas mudanças importantes que visam melhorar as práticas de campo das atividades. No decorrer da capacitação foram abordados de maneira teórica e prática como preparar as mudas, plantio, adubações, controle de pragas e tratos culturais.
“Os participante do curso já trabalham com o mamão e maracujá. Cabe a nós extensionistas orientá-los e repassar informações para que os agricultores aumentem a produção, reduzam as perdas, e melhorem a renda familiar”, afirmou Sebastião Nicacio.