Capacitação sobre manejo florestal madeireiro reúne agricultores em Presidente Figueiredo
Agricultores de Presidente Figueiredo foram capacitados pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) para atividade de manejo florestal madeireiro de 14 a 16 de outubro. A metodologia aconteceu no ramal da Morena, km 13, comunidade São José do Uatumã.
Mais de 25 agricultores aprenderam na prática como fazer o planejamento da propriedade, noções sobre o uso do GPS e bússola, além da abertura de trilhas e elaboração do censo florestal.
De acordo com o técnico florestal do IDAM, Agostinho Tavares Campos, a prática do manejo consiste no conjunto de técnicas sustentáveis que serão empregadas durante a colheita de matéria-prima florestal. Segundo Campos, a atividade envolveu as comunidades de São Jorge do Uatumã, Céu e Mar Vicinal do Miriti.
Para o agricultor Wilson Xavier, que participou da capacitação, a iniciativa é importante para esclarecer os questionamentos de quem trabalha com o manejo e de quem deseja iniciar na atividade. “Agora me sinto seguro para investir na atividade, pois tenho certeza que saberei como agir em cada etapa do processo, e o IDAM está presente para nos apoiar nessas etapas”, disse.
“Incentivar o uso consciente dos recursos naturais é uma das diretrizes de quem trabalha com a Assistência Técnica e Extensão Rural. Além de ser gratificante poder proporcionar as famílias o acesso às políticas públicas, que sem dúvida resultarão na qualidade de vida dos agricultores familiares”, concluiu o gerente da Unidade Local do IDAM, Aldiney Alves de Oliveira.