Chamada Pública beneficia agricultores familiares em Manicoré
Retirar famílias da situação de vulnerabilidade social é o objetivo da Chamada Pública realizada pela Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus). A atividade realizada entre outubro e novembro, beneficiou mais de 525 famílias que vivem nas comunidades Verdun, Terra Preta do Atininga, Democracia, Barro Alto, Esperança, Jatuarana, Boca do Rio, Igarapezinho, Nazaré do Retiro, Carapananzinho e Ilha de Onças foram incluídas no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), do Governo Federal.
Uma equipe multidisciplinar que envolve técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, recursos pesqueiro, agrônomos, agentes administrativos, realizaram visitas, palestras, palestras, cursos e oficinas buscando identificar as demandas existentes nas comunidades. De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Cleudo Brasil, um ponto importante para as comunidades é reiniciar as atividades agrícolas. “Com a cheia dos rios, essas atividades foram prejudicadas. O nosso trabalho é prestar assistência técnica e contribuir com melhorias na qualidade de vidas dos agricultores familiares”, afirmou Cleudo.
Ainda segundo o gerente, outra medida é orientar os agricultores para a criação de uma associação, que represente o interesse comercial dos produtores. No município, as principais atividades são o cultivo de melancia, banana, mandioca e extrativismo, com destaque para o cultivo de melancia, que neste ano tem estimativa de produzir um milhão de frutos.