Crédito rural e Programa de Aquisição de Alimentos são temas de palestra em Atalaia do Norte
O Governo do Amazonas por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), com objetivo de estimular investimentos no setor primário, realizou no dia 17 de abril, uma palestra sobre crédito rural e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento aconteceu na comunidade São Pedro do Norte, município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus).
Entre os assuntos discutidos durante a palestra se destacam os investimentos rurais (armazenamento, transporte e beneficiamento dos produtos agropecuários), disponibilidade de recursos financeiros e introdução de novas tecnologias no meio rural. Na ocasião o técnico florestal e palestrante Eliandro Ribeiro Reinaldo, também destacou as modalidades de crédito rural e seus beneficiários.
No quesito PAA o palestrante e técnico em agropecuária do IDAM, Sebastião Barroso Salvador, abordou a modalidade compra direta da agricultura familiar. Segundo Salvador, o programa incentiva agricultores melhorar a qualidade dos produtos por meio das boas práticas, que incluem, desde o plantio até a comercialização do produto final, uma vez que, para serem adquiridos é preciso atender os padrões de qualidade.
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM em Atalaia do Norte, Helison Ramos Sampaio, ao todo já são vinte agricultores cadastrados no PAA, onde a produção está sendo entregue para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras). “Com o programa hoje não existe mais desperdício de produtos, agora todo o excedente já tem mercado garantido”, concluiu.
Licença ambiental – A primeira licença ambiental do município expedida pelo Instituto de Proteção Ambiental (Ipaam) foi entregue ontem, 23 de abril, a Sra. Josefa Freitas, proprietária da movelaria Naomy, localizada na estrada Júlio Mauricio–Centro. O documento facilita a comercialização e a compra da madeira legalizada.
Os técnicos da Unidade Local do IDAM em Atalaia do Norte vem realizando um levantamento das movelarias existentes no município. A ideia é prestar assistência as famílias por meio de orientações, visitas e recomendações para que o empreendedor possa trabalhar de forma legalizada.