Cultivo de hortaliças gera emprego e renda para agricultores familiares de Barcelos

O cultivo de hortaliças nos sistemas Hidropônico e Plasticultura vem gerando emprego e renda para agricultores familiares do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). Extensionistas da Unidade Local realizaram no dia 13 de janeiro, uma visita técnica nas propriedades dos produtores rurais Márcio Ricardo Martinelo e Carlos Edson de Almeida Lima, localizadas na estrada do Eloi. O objetivo da visita é incentivar, orientar e impulsionar a atividade de hortaliças no município.
A visita contou com o apaio do técnico em agropecuário, Janderlei Albertino da Cruz, que destacou a importância do cultivo de hortaliças para o desenvolvimento do município e da economia. “É uma atividade fácil de manusear que garante qualidade e quantidade, além de ser uma ótima alternativa de renda para agricultores familiares. Esses produtores rurais estão investindo com recursos próprios para o desenvolvimento da cultura, que hoje vem dando retorno”, afirmou Janderlei.
De acordo com o Produtor Rural, Márcio Ricardo Martinelo com o trabalho no cultivo de hortaliças em sistema hidropônico pôde perceber a diminuição de doenças e pragas. “O IDAM vem contribuindo com importantes visitas técnicas para que possamos assegurar a qualidade dos produtos, além disso, estou satisfeito com os alimentos que estamos colhendo e ofertando. São vegetais mais saudáveis e nutritivos que tem ótima aceitação no mercado”, comentou Ricardo.
Para o agricultor familiar, Carlos Edson Almeida de Lima, essas visitas são bastante proveitosas para nós agricultores que trabalhamos com essa atividade. “O cultivo de hortaliças há 6 anos é a minha principal atividade, e as demais como banana, maracujá e milho em que recebo os serviços de ATER. As duas casas de plasticultura que tenho na propriedade e uma área de canteiro a céu aberto ocupa toda a mão de obra familiar e acabo necessitando de trabalhadores eventuais para serviços, assim, consigo manter minha família e investir em tecnologia como por exemplo ampliar o sistema de irrigação na propriedade”, concluiu Carlos.
Segundo a gerente da Unidade Local do IDAM de Barcelos, Gilciane Plácido Braule, a atividade de hortaliças vem gerando resultados positivos para o município. Agricultores estão buscando novos mercados e vendendo produtos para comércios locais de Santa Izabel do Rio Negro. “O cultivo de hortaliças nos dois sistemas está gerando emprego e renda para as famílias, os agricultores estão mais interessados em buscar novas tecnologias, apostando em sistemas que facilitem o trabalho no campo”, explicou Gilciane.
Vale ressaltar, que hoje os produtores familiares trabalham com hidroponia em sistema fechado, onde a hortaliça cultivada é o alface crespa e americana, almeirão, rúcula e salsinha. Já no sistema de plasticultura são produzidas a cebolinha, coentro e couve.
