Cultivo de mandioca ganha força com financiamentos do Pronaf em Santa Isabel do Rio Negro

Foto: Unidade Local do IDAM em Santa Isabel do Rio Negro
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no período de 17 a 21 de março, visitas técnicas e laudo de supervisão de crédito dos projetos em vigência, destinados ao plantio de mandioca na comunidade indígena Cartucho, localizada no médio Rio Negro, município de Santa Isabel do Rio Negro (distante a 630 quilômetros de Manaus). Os projetos foram financiados por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf “B”).
“Financiados pelo Pronaf, os projetos são resultados da primeira ação de crédito de 2013, realizada no município pelo FNO–Itinerante, onde foram beneficiados 26 agricultores familiares”, disse o técnico em agropecuária do IDAM, Manuel Teixeira. Segundo ele, mais de 18 famílias rurais serão beneficiadas ainda este ano, com projetos voltados para a cultura da mandioca.
A equipe técnica do IDAM acompanhou a elaboração dos projetos, desde a escolha do local, plantio, colheita, beneficiamento até a comercialização. Dentre as metodologias aplicadas, destacam-se a seleção de manivas, escolha de variedades com alto rendimento das raízes, incluindo as variedades tradicionais, corte das hastes e plantio.
Vale mencionar que a farinha de mandioca é um produto de grande expressão no município, visto que, é uma das principais fontes de alimento das populações indígenas.