Cultivo de melancia é incentivado em Fonte Boa
A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), no Município de Fonte Boa (a 678 quilômetros de Manaus), em cumprimento as metas da Chamada Pública nº. 50/2015, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria, realizará nos dias 19 e 20 de fevereiro, o curso de cultivo de melancia em área de várzea. A ação acontecerá na sede comunitária de São José, localizada à margem direita do Paranã do Maiana.
A ideia é incentivar os agricultores familiares a cultivarem o fruto em épocas de vazante, período em que o solo fica apropriado para o plantio.
O curso será proferido por meio de aulas teóricas e práticas a respeito da cultura da melancia, técnicas de plantio, adubação, abertura de cova, produção de mudas, controle e identificação de pragas e doenças.
De acordo com a zootecnista da Unidade Local do Instituto, Renata Maria da Silva, a ideia é incentivar os agricultores familiares a utilizarem a área de várzea para o plantio de cultivares de ciclo curto. “Queremos incentivar com essa e outras atividades futuras métodos eficazes de cultivo e contribuir com a melhoria na qualidade de vida dessas famílias”, explicou Renata.
Segundo Renata, ainda estão programadas para este mês, outros dois cursos voltados para as principais culturas cultivadas no município, que são: mandioca, macaxeira, banana e açaí. A proposta é aprimorar os cultivos dentro dos padrões técnicos recomendados para a região.