Curso de organização comunitária incentiva agricultores familiares formalizar associação
Extensionistas da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizaram no período de 15 a 17 de maio, um curso de Organização Comunitária para agricultores familiares da Comunidade São Pedro do Norte, no Município de Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus). Mais de dez famílias participaram do curso.
O objetivo do curso é orientar os pequenos agricultores a respeito das formas de organizações como associativismo e cooperativismo, direitos e deveres e captação de recursos para investir nas atividades agrícolas já realizadas na comunidade.
Segundo o engenheiro Agrônomo da Unidade Local do IDAM/Atalaia do Norte Edmilson Bicalho Noronha, os agricultores familiares já possuem uma associação de Agricultores, na comunidade São Pedro do Norte, mas se trata de uma organização informal. “Acreditamos que com o curso foi possível tirar dúvidas, e agora os agricultores compreendem a importância manter a associação organizada, registrando todas as reuniões em ata, por exemplo,” afirmou Edmilson.
Para Edmilson, o formato associativismo é a que mais se adequa com as características da comunidade São Pedro, que possui formato de agricultura de subsistência (mandioca, banana e hortaliças), que visa suprir o consumo da população local. O próximo passo a ser dado pelos agricultores familiares será registrar a mudança da diretoria em cartório, para formalizar a associação.