DM sobre multiplicação de rizomas é realizada em Lábrea
Considerando os prejuízos causados devido à enchente em 2012, que afetaram grande parte das plantações de banana dos agricultores do município de Lábrea (a 702 km de Manaus), a Unidade Local do IDAM/Lábrea vem realizando atividades voltadas para a produção de mudas conveniente da multiplicação de rizomas (pseudocaule) em comunidades da região. Foi realizado no início de setembro, duas Demonstrações de Métodos-DMs na comunidade Praia do Zé Prego com objetivo de repassar procedimentos técnicos as famílias rurais.
A atividade foi executada na propriedade do agricultor Salim do Nascimento Roseno e contou com a participação de 12 agricultores.
“Sentimos a necessidade de realizar demonstrações referente a cultura da banana devido à escassez de mudas no município, com a técnica de multiplicação é possível obter aproximadamente 20 rizomas de uma planta adulta”, destacou Frank Gadelha (gerente do IDAM/Lábrea).
O técnico do Instituto Amazônia (IA), Demis Benicio da Silva, responsável pela atividade, explicou aos participantes que para a multiplicação obter êxito é preciso que a bananeira utilizada no processo esteja livre de qualquer doença ou nematóides. Na ocasião os agricultores também foram orientados sobre a forma correta de fazer o encanteiramento para posteriormente realizar o plantio em local definitivo.
Vale ressaltar que a técnica proporciona melhores mudas e um rápido crescimento inicial da planta.
Atualmente o IDAM/Lábrea assiste cerca de sete comunidades rurais que trabalham com a plantação de banana.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.