Eirunepé: Agricultores serão beneficiados com Unidade Demonstrativa de multiplicação de manivas-sementes
Agricultores familiares das comunidades Paris, Estirão, Mixira, São João I e II, localizadas no Alto Rio Juruá, município de Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), serão beneficiados no início de agosto, com a implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de campo de multiplicação de manivas-sementes.
A unidade está sendo construída na área externa da Unidade Local do IDAM em Eirunepé (rua Otaviano Melo s/n, bairro de Fátima) e faz parte das metas do convênio Pacto Federativo nº. 720332/09. A UD vai atender aproximadamente 90 famílias rurais.
De acordo com o gerente do escritório do IDAM no município, Denis de Lima Correia, o objetivo é superar a baixa taxa de multiplicação e disponibilizar maior quantidade de mudas vigorosas e sadias em um curto espaço de tempo das culturas que se propagam vegetativamente.
Correia ainda explicou que a técnica é simples e de baixo custo, que consiste basicamente na indução, abrotação e enraizamento dos brotos.
Vale ressaltar, que até o momento já foi construído o viveiro de aclimatação (local que receberá as manivas oriundas das câmaras de enraizamento para adaptação do clima). No local serão instaladas mais quatro câmaras de propagação com tipo capela e uma câmara de enraizamento.