Em Carauari, Idam percorre 17 comunidades e regulariza 58 produtores rurais
Em conjunto com o ICMBio e a Asproc, o instituto atuou na renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro
De 24 de janeiro a 1º de fevereiro deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) de Carauari (a 788 quilômetros de Manaus), percorreu 17 comunidades rurais do município, durante ação de renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A iniciativa atendeu 58 produtores rurais da região.
A viagem da equipe técnica, bem como os atendimentos dos comunitários, foi realizada a bordo do barco Asproc III. A Associação de Produtores Rurais de Carauari (Asproc), proprietária da embarcação viabilizou a logística, juntamente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que também apoiou a ação.
De acordo com o técnico florestal da (UnLoc) de Carauari, Maison Bernardino Campelo, os 58 beneficiários atuam na agricultura familiar, pesca artesanal e na extração de látex e açaí nativo. Com a emissão do CAF, os produtores rurais poderão continuar tendo acesso às políticas públicas, como o pagamento da subvenção destinada a cadeia produtiva da borracha e ao manejo do pirarucu.
“É por meio do CAF que todos os produtores rurais que trabalham com o manejo do pirarucu ou que cortam a seringa recebem a subvenção. O seringueiro, por exemplo, tira o látex e vende por cerca de R$ 14 o quilo a produção, e, no ano seguinte, recebe a subvenção, que é uma complementação da renda a essas famílias”, destacou o técnico.
Fotos: Divulgação/Idam